02 03 20 21 24 29 Meu reflexo para refletir: Gravidez na adolescência

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gravidez na adolescência

         Gravidez não ocorre por falta de informação que se têm vários métodos anticoncepcionais. Quando ela acontece na adolescência, traz inúmeras consequências e o medo de contar aos responsáveis.
         Nos dias de hoje, com tantas informações, só fica grávida quem quer, porque sabem os riscos, sabem como se prevenir, mas na hora, preferem trocar a segurança por um prazer mais imediato.
         Uma das primeiras atitudes que a garota faz ao desconfiar que está grávida é comprar um teste de farmácia, que nem sempre dá positivo nas primeiras semanas. O segundo passo e o mais temido sem dúvidas é comunicar a mãe, por mais liberal que ela seja não vai achar normal esse acontecimento. Nos primeiro quinze minutos ela não vai saber o que fazer, irá ficar desapontada, mas é ela que dará o maior apoio.
         Muitas vezes o “pai” da criança abandona nessa hora mais delicada, mas nem sempre é assim. A mais prejudicada em tudo é a menina, pois ela terá que abandonar os estudos em um determinado período, terá que abrir mão de sua adolescência.
         Hoje em dia tudo está muito precoce, se quer ter relações sexuais tem que se prevenir, tem que ter responsabilidade a menos que queira ser uma “criança” cuidando de outra criança.


Natasha Pinheiro Magalhães Ribeiro